Lista de exames
Mamografia
O exame de mamografia é a principal tecnologia a serviço das mulheres para o diagnóstico precoce do câncer de mama – que implica em maiores chances de vencer a doença. Feita com um aparelho de raio-x específico, chamado mamógrafo, o exame serve para identificar lesões benignas e cânceres, que geralmente se apresentam como nódulos, ou calcificações - principalmente o câncer de mama. O exame é usado para detecção precoce do câncer de mama antes mesmo de ser identificado clinicamente por meio da palpação.
Outros nomes
Necessário cadastrar outros nomes
Preparo para o exame:
Antes da realização do exame, recomenda-se que a paciente não utilize produtos como desodorante e talco na região para não interferir na captura da imagem. Outra recomendação é ir vestida com duas peças (como uma blusa e uma calça) para facilitar a exposição do seio na hora do exame. Caso não seja a primeira mamografia, é indicado levar exames antigos para que o médico possa comparar os resultados. Assim como informar sobre informar sobre particularidades como uso de hormônios, a realização de cirurgias anteriores e histórico familiar. Durante a tensão pré-menstrual (TPM) e durante o período menstrual, os seios geralmente estão mais sensíveis. Por isso programe a mamografia para duas semanas antes ou uma semana após a menstruação. Outros fatores que também podem aumentar a dor durante uma mamografia, incluem: amamentação; lesão recente na mama; infecção da mama. Dessa forma, se estiver sentindo qualquer desconforto, converse com seu médico para saber se pode realizar o procedimento.
Contra-indicação:
A mamografia, e quaisquer outros exames com o uso de radiação, é um procedimento contraindicado para mulheres grávidas, porque a radiação pode interferir na formação do bebê. O exame não é indicado também para pacientes que não tenham a idade mínima de 40 anos para realizar o procedimento.
